Vagar para descobrir

Embarque nesta viagem por um Portugal desconhecido. De Norte a Sul, há uma estrada que atravessa o território e o desafia à descoberta.

Paisagens que variam entre as serras e as longas planícies, riachos escondidos e vastos espelhos de água, lugarejos perdidos e cidades ricas em património. Mas, acima de tudo, gente, gente autêntica, verdadeira guardiã de saberes ancestrais, pronta para o receber de braços abertos. Aceite o convite e desacelere. Há um longo caminho por desbravar. Dê-lhe todo o tempo do mundo.

Seguinte

Uma experiência a partilhar

A N2 é mais do que uma estrada, é um caminho que deve tornar seu e onde pode deixar a sua marca digital.

Cada viagem encerra uma história exclusiva. Não deixe de a contar aos outros viajantes, com as suas fotos e vídeos. E, lembre-se, há muitos carimbos para registar no seu passaporte.

Seguinte

Faça-se à estrada

De carro, autocaravana, moto ou, quem sabe, até à boleia. Sozinho ou muito bem acompanhado, a decisão é inteiramente sua.

São quilómetros e quilómetros de asfalto que o esperam. À sombra das copas que se fecham sobre a estrada, em pedaços do caminho, ou com a aridez característica das zonas de estepe. Mais sinuoso, de curvas e contracurvas a atravessar as serras, ou mais contemplativo, ao longo das vastas planícies. Manchas verdes, espelhos de água, campos floridos... o quadro nunca se repete ao longo da sua viagem.

Seguinte

Aventure-se na descoberta

Do Douro vinhateiro até à vastidão do Atlântico, passando por zonas montanhosas ou mesmo grandes planícies. A monotonia não passa por aqui.

Paisagens únicas, esculpidas por mão humana, ou áreas protegidas em que a natureza dita a lei do mais forte. Aventure-se, aprecie a vista com a adrenalina de voar numa asa delta, ou um pouco mais tranquilo num passeio de balão de ar quente. Explore as entranhas da terra, numa das muitas grutas onde pode fazer espeleologia, ou simplesmente caminhe. O vasto património natural exige o tempo certo de contemplação — o seu.

Seguinte

A singularidade do património que o espera

Construções isoladas ou aldeias inteiras servem de testemunho de outras eras.

Pontes romanas, fortes, simples capelas ou sumptuosas igrejas-matrizes. Mas também simples casas de cantoneiros e reclames que são um verdadeiro retrato de época, eternizado em azulejos. O roteiro histórico fica ao seu critério.

Seguinte

Tradições a desvendar

Festas populares e artes e ofícios para ver e aprender com quem sabe. A cultura como pura manifestação da nossa identidade!

Rituais pagãos, festas religiosas, velhas lengalengas e histórias de encantar. A arte de moldar o barro preto ou dominar o metal que dá forma aos chocalhos. São inúmeros os exemplos da diversidade de ofícios e atividades culturais que vai encontrar ao longo do seu trajeto.

Seguinte

Deixe-se levar pelos sentidos

Sabores, texturas, odores... É um verdadeiro caminho de perdição para se pôr à prova. Só precisa de decidir o que quer dar ao palato na sua viagem gastronómica.

Entre vinhos de regiões demarcadas e sabores que apuram demoradamente em panelas de barro, não faltam desculpas para se pôr à prova. E ainda vai ter de arranjar espaço para um docinho extra. Ninguém disse que era fácil resistir aos prazeres da boa mesa.

Seguinte