Quartel - Galeria Municipal de Arte
A atual galeria municipal foi inaugurada no dia 31 de agosto de 2013, no edifício do antigo quartel dos bombeiros municipais. Veio substituir e dar continuidade à antiga galeria municipal que funcionou regularmente, durante 17 anos, junto à praça do município, com a função de divulgar a arte contemporânea e os artistas que a representam.
Em junho de 2016, tomou a designação de Quartel da Arte Contemporânea – Coleção Figueiredo Ribeiro, após a assinatura de um contrato de comodato entre a Câmara Municipal de Abrantes e o colecionador de arte contemporânea portuguesa, Figueiredo Ribeiro. O espaço do Quartel passou a ser o palco de apresentação deste valioso acervo, que inclui mais de um milhar de obras dos nomes mais relevantes da arte portuguesa das últimas décadas e de muitos artistas emergentes.
Com a abertura do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA), em dezembro de 2021, a exibição da Coleção Figueiredo Ribeiro transitou para duas salas deste novo museu, deixando o Quartel como espaço privilegiado para a divulgação de artistas da região. Assume-se, ainda, como espaço de experimentação, no campo das várias artes, o que se traduz na concretização de oficinas e desenvolvimento de projetos in loco.
Comporta três espaços distintos. Os pisos 0 e 1, como área de exposições e o piso -1 destinado à concretização de atividades pedagógicas, no campo das artes visuais, workshops e realização de pequenos eventos de caráter artístico e cultural.
Enquanto espaço arquitetónico e expositivo caracteriza-se pela flexibilidade e possibilidade de ordenação. O uso da grande área ou a formação de pequenos espaços, delimitados por painéis amovíveis, permitem a cada exposição criar um novo espaço cénico capaz de mostrar um momento expositivo diferente.
Horário de atendimento
Terça-feira a sábado das 14:00 - 17:30
Encerra ao domingo, segunda-feira e feriados (exceto 14 de junho)